Entenda a desigualdade por trás das “Mulheres Forbes”

 

As “Mulheres Forbes”, nova campanha da Forbes Brasil, feita pela Ogilvy Brasil, já chegou com cunho de denúncia. Criada a partir do absurdo, a ideia dessa campanha veio da grande polêmica e críticas de relevância que poderia gerar. Criou-se três versões femininas das personalidades importantes que se tem no mundo dos negócios.

O propósito? mostrar o quanto cada um deles ganhariam a menos caso fossem mulher. Billie Gates, Carla Slim e Marcia Zuckerberg são o reflexo do espelho que inverte os gêneros, fazendo uma comparação com a escala de cada empresário na lista dos maiores bilionários do mundo.

Bill Gates, por exemplo, é o número 1 na lista da Forbes, e por mais incrível que pareça, Billie Gates, aparece na 4º posição. Esse tipo de imagem, mostra ao público que nos EUA, o grande empresário ganharia 21% a menos caso fosse mulher.

Carla Slim é outra personagem fictícia que faz uma brincadeira com o nome de Carlos Slim, o bilionário mexicano, se encaixa hoje na posição 6 da lista. Entretanto, se fosse mulher, ganharam incríveis 17% a menos no México, passando a ser o 10º.

 Por último mas não menos importante, temos a Marcia Zuckerberg, que novamente faz um trocadilho com o nome do bilionário real, Mark Zuckerberg, que atualmente é o 5ºna lista, mas estaria no 11º se fosse mulher, já que receberia 21% a menos.

Infelizmente, grande parte das pessoas ignora o quão mal o machismo faz a nossa sociedade, ou até mesmo não têm tempo para dialogar ou sequer pensar em como chegamos a esse ponto. É interessante que as empresas tomem frente e se posicionem a respeito desses assuntos, mas seria ainda mais interessante se não fosse algo novo e espantoso. Esse diálogo deveria ser mais dissipado e fazer parte do cotidiano na vida das pessoas.

Deve-se extrair dessa campanha a mensagem mais forte e mais importante, procurar entender o ponto em que estamos e como isso tudo influencia na nossa vida, pois se simplesmente fecharmos os olhos para tudo o que acontece ao nosso redor estaremos negando tudo o que somos.

Acompanhe a lista dos maiores bilionários do mundo segundo a Forbes: (http://www.forbes.com.br/listas/2017/03/20-maiores-bilionarios-do-mundo-em-2017/)

  Fontes: (http://www.forbes.com.br/listas/2017/03/20-maiores-bilionarios-do-mundo-em-2017/)

(http://exame.abril.com.br/marketing/forbes-reformula-sua-lista-e-denuncia-desigualdade-salarial/)

(http://adnews.com.br/negocios/atencao-para-desigualdade-salarial-na-campanha-mulheres-forbes.html)

Deixe uma resposta